Blog – O Ensino à Distância –

Dezembro 16, 2008

Diferentes Níveis de Ensino à Distância

Filed under: ensino à distancia - Textos — andreianunes @ 11:19 am
Tags: , , ,

·                    Ensino regular com uso de tecnologias a distância


          Os alunos de cursos regulares podem, dentro e fora da sala de aula, receber materiais – como vídeos, programas de computador, jornais, através de satélite, de redes eletrónicas, de áudio ou vídeo-conferência, dos correios. Os alunos podem comunicar-se com outros alunos, professores com professores, professores podem orientar alunos, tirar dúvidas através do telefone, do computador, do videofone. Todas as escolas de ensino formal precisam abrir-se para o mundo, para a vida, incorporando programas via televisão, vídeo, cabo, satélite.

As crianças, que pesquisam os mesmos assuntos com as de outras escolas e cidades e intercambiam seus resultados, ganham uma nova motivação. A sala de aula não fica confinada a quatro paredes, abre-se para outras formas de comunicação e de aprendizagem. Neste sentido, todas as escolas precisam incorporar formas de de aprendizagem e interação à distância, junto com as presenciais.

 

·         Ensino regular com tecnologias à distância substitutivas

 

Centros menos avançados ou carentes podem receber programas, aulas e outros tipos de apoio de outros centros mais ricos e equipados. Por exemplo, em escolas da periferia ou rurais, onde faltem determinados professores qualificados, os alunos podem acompanhar ao vivo essas aulas dadas em outros centros, por professores qualificados, através da televisão, ligada por  um circuito fechado ou outro sistema. As aulas são registradas por uma câmera numa escola, transmitidas ao vivo e assistidas por alunos que estão nas escolas carentes, podendo estes fazer perguntas e tirar dúvidas através de sistemas de áudio.

As tarifas de comunicação (redes, telefone…) seriam amplamente subsidiadas, para tornar viáveis o seu uso na educação.

 

·         O ensino regular aberto

 

São cursos presenciais que prevêm uma parte deles serem realizados à distância. As aulas podem ser combinadas com alguns materiais, tempos de ensino não presencial. Algumas matérias opcionais ou específicas de um curso regular podem ser realizadas através de qualquer sistema de comunicação não presencial.

Algumas matérias são dadas sob a forma de tutoria, de estudo dirigido, de materiais através de redes eletrónicas ou de vídeo. Os alunos têm que participar desses cursos, mas são dados de forma diferente do que os presenciais. Esta fórmula poderia acontecer em todos os níveis de ensino regular, mas, sem dúvida, na universidade é mais urgente a sua implementação. É absolutamente indispensável hoje a combinação de aulas presenciais e não presenciais no ensino universitário.

 

·         Ensino regular a distância monitorizado

 

São cursos que dão títulos reconhecidos pelo Ministério de Educação, de nível médio ou superior, onde o aluno se inscreve, e é lhe designado um professor orientador ou tutor, que o acompanha, em períodos definidos, no andamento do curso à distância.

Alguns cursos podem exigir períodos de aulas presenciais em determinado campus, como acontece, por exemplo, na Open University da Inglaterra e na UNED -Universidade Nacional de Educação a Distância- da Espanha.

 

·         Ensino regular a distância não monitorizado

 

São, por exemplo, os telecursos até agora existentes no Brasil, onde os alunos só são avaliados no final do processo. Pressupõe-se que o aluno acompanha os cursos pela televisão e comprando os fascículos, e que estuda nos tempos livres para poder passar nos exames finais preparados pelas Secretarias da Educação. Estes cursos costumam durar a metade do tempo dos convencionais.

 

·         Cursos livres à distância

 

São cursos de actualização que utilizam tecnologias de comunicação e que podem ser feitos por qualquer pessoa e que dão direito a certificados. Podem ser de nível básico, médio, superior ou de alta especialização. Fazem parte da necessidade de educação permanente. Por isso a demanda por esses cursos é enorme. Temos que oferecer cursos principalmente para os que já saíram da escola e querem continuar a actualizar-se

Precisamos investir pesadamente em todas as formas e níveis de ensino à distância, criar a mentalidade de que o ensino à distância não é algo totalmente diferente do presencial e de que o ensino formal também precisa do auxílio de tecnologias de comunicação à distância. O princípio básico é de que o processo de ensino e aprendizagem tem que superar as barreiras das paredes da sala de aula e incorporar fórmulas flexíveis de acessar novas informações, de criar estruturas abertas de interação, de integrar professores e alunos com outros professores e alunos da mesma cidade, do mesmo país e de outros países.1

1. MORAN, José Manuel. Novos Caminhos no Ensino è Distância: Algumas Propostas. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/distanci.htm&gt;. Acesso em: 15 Dez. 2008.

Imagem retirada de: http://i6.photobucket.com/albums/y233/queen-diamond/audaces02.jpg

 

1 Comentário »

  1. Sem dúvida um tema interessante o ensino à distância. É algo que tem evoluido ao longo dos tempos. É certo, ou para muitos não, que não pode substituir por completo o ensino presencial, mas pode em muitas circunstâncias complementá-lo e ser muito útil, pois, por diversas situações não é possível em algum momento estarmos presentes num determinado local, como é o caso, por exemplo, dos trabalhadores estudantes, além de ser um método muito eficaz de comunicação como afirmaram neste blogue.

    Comentar por Andreia Morais — Dezembro 16, 2008 @ 7:10 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: