Blog – O Ensino à Distância –

Dezembro 10, 2008

1º Simpósio de Educação a Distância dos Países de Língua Oficial Portuguesa

             

Nos dias 30 e 31 de Outubro realizou-se em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian, pela Universidade Aberta, o primeiro simpósio sobre o Ensino à Distância, intitulado “1º Simpósio de Educação a Distância dos Países de Língua Oficial Portuguesa”, o qual mereceu uma mensagem de apreço de sua Excelência o Presidente da República.

 

“Felicito a Universidade Aberta pela realização deste 1º Simpósio dedicado à Educação a Distância dos Países de Língua Oficial Portuguesa e pela comemoração dos seus 20 anos de actividade no âmbito do ensino superior a distância.

Saúdo os ilustres representantes dos Países de Língua oficial Portuguesa e todos os participantes neste encontro.

Estou certo de que a relevância do tema em discussão, a qualidade e diversidade dos oradores e o objectivo comum que a todos aqui juntou são uma garantia do reforço da cooperação ao nível do ensino superior e do desenvolvimento de uma rede de partilha de conhecimentos científicos.

Como Presidente da República, tenho chamado a atenção para a importância da valorização da língua portuguesa como um factor de desenvolvimento e veículo de progresso dos povos que a partilham.

Com mais de 220 milhões de falantes nativos, o português é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental, beneficiando das numerosas comunidades de emigrantes espalhadas em todo o mundo.

A língua portuguesa é, pois, um poderoso instrumento para afirmarmos a nossa presença e a nossa capacidade estratégica de intervenção à escala internacional, e deve ser valorizada como uma vantagem competitiva e como um meio de combate ás desigualdades sociais.

Neste sentido, o potencial formativo do ensino superior a distância deve ser aproveitado plenamente. O ensino e a divulgação da língua portuguesa terão muito a ganhar com a presença em todos os meios que hoje reflectem a interacção e o conhecimento, incluindo o meio digital.

A Universidade Aberta é uma instituição dedicada ao ensino a distância e foi pioneira na utilização das tecnologias de informação.

Ao longo das duas décadas de existência, contribuiu de forma muito expressiva para a qualificação, ao nível superior, de muitos jovens e muitos adultos, em Portugal e em todos os Países de Língua Oficial Portuguesa, para os quais esta é a única forma possível de investir na formação e na procura de novas competências.

constante aperfeiçoamento e a disponibilização das ferramentas técnicas em formato digital tornam o ensino a distância uma oportunidade de relevância crescente, sendo de destacar o significado estratégico da produção de conteúdos educativos em língua portuguesa e na formação de plataformas educativas que reúnam os países da CPLP.

Saúdo mais uma vez esta iniciativa e formulo votos de que professores, alunos e todos os que se envolvem no apoio e estímulo ao ensino a distância possam rever-se com orgulho nos progressos que, por sua mão, for possível concretizar.

 

Lisboa, 30 de Outubro de 2008
Aníbal Cavaco Silva

 

Neste simpósio foram entrevistadas várias entidades e pessoas relacionadas com a àrea, tais como, Drº Carlos Reis, reitor da Universidade Aberta, Domingos Simoes, Secretario Executivo da CPLP, Alfredo Matta, pertecente à associação Brasileira de Educação à Distância, entre muitos outros.

 

 

Os temas que foram apresentados e discutidos foram:

1. A Educação a Distância como factor de desenvolvimento

Ensino a distância e igualdade de oportunidades no acesso à educação

Promoção e desenvolvimento da literacia digital

Educação a distância e desenvolvimento sustentável

Ensino a distância e a promoção da sociedade do conhecimento

2. Metodologias de ensino a distância na formação de recursos humanos

Mobilidade virtual de professores e alunos

Formação de professores

Formação de quadros

Procedimentos de certificação

3. A educação a distância e a produção de conteúdos em Língua Portuguesa

Ensino a distância e promoção da Língua Portuguesa

Partilha de recursos (conteúdos)

Por uma rede de Educação a Distância nos Países de Língua Oficial Portuguesa

4. Um Modelo Pedagógico Virtual na Universidade Aberta

Fundamentos metodológicos

Partilha de recursos (conteúdos)

A experiência do professor

A experiência do aluno

5. Por uma plataforma de ensino a distância nos Países de Língua Oficial Portuguesa

Concepção e implementação de redes de ensino a distância

Redes nacionais e redes locais

Por uma rede de centros de formação a distância

Harmonização e reforço das redes de ensino a distância

Instrumentos normativos: construção de uma plataforma comum de ensino a distância nos Países de Língua Oficial Portuguesa

 

Foram retiradas algumas conclusões retiradas deste simpósio e após discussões, debates e trocas de opinião, que proximamente aqui iremos colocar para debater com os nossos colegas e possíveis interessados.[1]

 

Penso que o Instituto Politecnico do Porto ou até a ESEIG deveriam realizar simpósios, seminários ou debates como estes e com o mesmo assunto/tema, pois é um assunto interessante, que será bastante importante no futuro e que acarreta muitas discussões.

 

 Aqui fica o site para visualizarem o que foi aqui escrito e transcrito: http://www.univ-ab.pt/eventos/simposio_ead/


[1] ABERTA, Universidade. 1º Simpósio de Educ@ção a Distância dos Países de Língua Oficial Portuguesa. Disponível em: <http://www.univ-ab.pt/eventos/simposio_ead/index.php&gt;. Acesso em: 10 Dez. 2008.

 

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: