Blog – O Ensino à Distância –

Novembro 27, 2008

MOODLE

Filed under: ensino à distancia - Textos — margaridabotelho @ 10:22 pm

Educação online, existem varias expressões para caracterizar a educação online algumas são por exemplo, educação virtual, educação baseada na internet e na Web ou educação assistida por computador. A educação online é caracterizada pela separação de professores e alunos, influência de uma por organização educativa, utilização de uma rede computorizada para apresentar ou distribuir alguns conteúdos educativos.

O moodle é um exemplo de educação à distância este modelo é muitos utilizados nas escolas sejam elas do ensino superior ou do ensino secundário. Moodle quer dizer Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem).

Este programa permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou leccionando, num curso on-line à sua escolha. O programa é gratuito e pode ser instalado em diversos ambientes como por exemplo o Unix, Linux, Windows, Mac OS, desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP, este programa encontra-se disponível em diversos idiomas. As principais características deste programa são, o Moodle é uma ferramenta open-source, tem um desenho modular, com o moodle é possível definir conteúdos formativos; criar planos de formação e associar-lhes conteúdos formativos e actividades; criar formandos e associar-lhes planos de formação; criar fóruns de discussão; definir tutores para monitorar os planos criados; avaliar os acessos e o desempenho dos formandos, controlo dos acessos, existem vários tipos de utilizadores como por exemplo alunos, professores e administradores, existem várias formas de inscrição tais como, inscrição manual pelo administrador ou leitura de dados de login de um ficheiro de dados, inscrição pelo visitante da página para um acesso indiscriminado à plataforma, a autenticação dum utilizador (nome e password) podem ser automaticamente lidos duma tabela duma base de dados externa, podem depois ser copiados para a base de dados da plataforma, possibilidades de costumização da plataforma e Criação e edição de conteúdos são estas as características da plataforma moodle.

O moodle é usado também na Educação a distância e também em outros sectores, não ligados à educação, estes também utilizam o Moodle, sectores como por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que necessitam interagir entre si pela Internet.

 

* MOODLE Software Disponível em: <http://www.sfm.pt/software/lms-moodle.php&gt;. Acesso em: 20 Nov. 2008.

* WIKIPEDIA. Moodle. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle&gt;. Acesso em: 20 nov. 2008.

Imagem retirada de: http://moodle.ccems.pt/file.php/1/moodle/moodle.jpg

2 comentários »

  1. Sou utilizadora do Moodle e considero ele uma ferramenta muito útil e indispensavel ao trabalho realizado na ESEIG, como forma de aprendizagem e convivência. Nele posso comunicar com os docentes e colegas para esclarecer dúvidas, debater questões, encontrar a materia e material necessários e dar a conhecer temas úteis aos meus colegas e docentes.
    Dou nota muito positiva ao moodle.

    Comentar por andreianunes — Dezembro 3, 2008 @ 8:43 pm

  2. Bem neste momento o que era de mim sem o moodle, facilita-me muito a vida, pois assim tenho acesso a toda ou quase toda a informação dada pelos professores, e também posso debater temas com professores e colegas de turma e posso entregar trabalhos sem ter que ir à escola para o fazer. O moodle só veio facilitar a vida aos estudantes e trabalhadores/estudantes, é uma forma de termos acesso mais rápido e eficaz às matérias dadas na escola pelos professores. Hoje em dia se não tivesse acesso ao moodle ia-me ser difícil poder tirar a licenciatura em CTDI ou outro curso qualquer, uma vez não poder estar presente em todas as aulas. O moodle realmente a meu ver é uns dos melhores meios de ensino à distância.

    Comentar por Catarina — Dezembro 9, 2008 @ 6:47 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: